Os 10 Principais Sintomas Da Ansiedade
Ansiedade28/02/2022

Os 10 Principais Sintomas Da Ansiedade

Os sintomas da ansiedade podem ser tanto físicos quanto psicológicos e não é necessário todos os sintomas para ser diagnosticado.

Você sabe quais são os sintomas da ansiedade? Já sentiu alguma vez?

Antes de falar dos sintomas da ansiedade, vamos entender melhor o que é a ansiedade:

A ansiedade é uma emoção, porém algumas pessoas vivenciam os sintomas da ansiedade em excesso e o sentimento de preocupação na maior parte do tempo, sendo muitas vezes confundida com nervosismo ou medo.

As pessoas com sintomas de ansiedade geralmente sentem muitos sintomas físicos, como agitação, dificuldades respiratórias, suor excessivo, tensão muscular e batimentos cardíacos acelerados.

Essas alterações que experimentamos quando estamos ansiosos, são respostas do nosso organismo ligadas a ansiedade, chamadas de “luta, fuga e congelamento”.

Essas respostas são muito eficientes para nossa sobrevivência quando encaramos algum perigo, como por exemplo: Você está caminhando sozinha durante a noite e percebe que um cachorro feroz se aproximando e rosnando para você, seu coração fica acelerado, sua respiração fica mais rápida e sente sua musculatura contraída, essas respostas são totalmente condizentes com a situação de perigo.

Esses efeitos físicos acontecem para que você se prepare para lutar ou fugir e o suor para resfriar o corpo, repare que essas mudanças corporais seriam úteis nessa situação.

O problema é que pessoas com sintomas de ansiedade, presenciam essas sensações mesmo sem nenhuma ameaça presente, quando o perigo não é tão sério quanto ela crê ou quando a impede de fazer algo.

Os sintomas da ansiedade são tanto físicos quanto psicológicos, não sendo necessário ter todos os sintomas para que um profissional da saúde possa fazer o diagnóstico.

precoupacao-pensamentos-acelereados-ansiedade-1024x536.webp

Sintomas Psicológicos

Os pensamentos que acompanham a ansiedade estão ligados a sensação de que estamos em perigo, sendo ameaçados ou que estamos de algum modo vulneráveis. Essa ameaça pode ser física, mental ou social.

Ameaça física acontece quando acreditamos que seremos machucados fisicamente, ser atacado por um animal, sofrer um ataque cardíaco. Ameaça mental acontece quando, por exemplo, acreditamos que estamos enlouquecendo. Ameaça social, ocorre quando acreditamos que seremos humilhados, rejeitados, envergonhados.

Os pensamentos de uma pessoa com sintomas de ansiedade são voltados para o futuro e na maioria das vezes preveem catástrofes, geralmente iniciam com “E se…” e terminam com um resultado de catastrófico. Por exemplo: “ E se eu falar tudo errado”, “E se ele gritar comigo na frente de todos”, “E se todos rirem de mim”, “E se eu ficar desempregado para sempre”, “E se eu nunca mais encontrar um bom relacionamento”.

É importante ressaltar que esse sentimento de ameaça pode variar de pessoa para pessoa, levando em consideração suas vivencias e histórico de vida. Por exemplo crescer em um lar violento pode levar uma pessoa a ter uma percepção de que o mundo e as pessoas oferecem riscos.

10 Sintomas da Ansiedade Mais Comuns

Sintomas Psicológicos da Ansiedade

  1. Nervosíssimo ou irritabilidade.
  2. Dificuldade de concentração/ Sensação de “branco na mente”.
  3. Se sente incapaz de lidar com dificuldades.
  4. Preocupação excessiva com o futuro.
  5. Pensamentos frequentes de estar perigo.

Estresse ou irritabilidade

Uma pessoa que sofre com sintomas de ansiedade e estresse pode reagir de maneira desproporcional, com pequenos problemas do dia a dia, e essa irritação pode ir muito além daquele momento e durar o dia inteiro e ainda se tornar uma dificuldade para dormir.

Dificuldade de concentração/ Sensação de “branco na mente”

O indivíduo com sintomas de ansiedade pensa em inúmeras coisas ao mesmo tempo, principalmente com relação ao futuro, o que faz com que alguns assuntos cotidianos acabem sendo deixados de lado.

Se sente incapaz de lidar com dificuldades

Como já dito anteriormente, a pessoa com sintomas de ansiedade possui muitos pensamentos que preveem catástrofes, o que faz pensar que não conseguirá lidar com a maioria das situações.

Preocupação excessiva com o futuro

Uma das principais características dos sintomas da ansiedade são os pensamentos dirigidos ao futuro e preocupação excessiva que são capazes de imobilizar. Se preocupando com as coisas que ainda vão acontecer.

Pensamentos frequentes de estar perigo

Acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Sintomas físicos da Ansiedade

O que a ansiedade pode causar no corpo:

  1. Dificuldade para pegar no sono ou dormir
  2. Tremores, espasmos musculares
  3. Tensão Muscular, dor muscular
  4. Transpiração não devido ao calor
  5. Outros: boca seca, inquietação, tonteira e vertigem, náuseas e diarreia, problemas estomacais, respiração superficial, urinação frequente, calores ou calafrios, dificuldade de engolir ou “bola na garganta”, cansaço fácil, batimentos cardíacos acelerados, evita ligares em que possa ficar ansioso, incapacidade de relaxar.

Como lidar com sintomas da ansiedade

O melhor tratamento inclui acompanhamento psicológico e medicamentoso feito por um psiquiatra. Além da ajuda desses profissionais da saúde, muitas pessoas podem se beneficiar praticando respiração diafragmática e técnicas de relaxamento.

Como os sintomas da ansiedade se manifesta?

Embora possa aparecer em diversos momentos da vida, a ansiedade natural e saudável é passageira e não atrapalha atividades do dia a dia. Já os sintomas da ansiedade generalizada não pode ser controlada, durante vários dias por um período superior a seis meses.

o-que-e-ansiedade-e1646357209721-1024x538.webp

Diagnostico

O diagnóstico é feito a partir da identificação dos sintomas de ansiedade e depressão e deve ser feito exclusivamente por um médico ou profissional da saúde mental. Se você se identificou com os sinais, busque ajuda de um profissional da saúde.