7 Atitudes Que Podem Aumentar A Sua Autoestima
Autoestima12/04/2022

7 Atitudes Que Podem Aumentar A Sua Autoestima

São inúmeras as atitudes que podem aumentar a autoestima, mas antes, vamos entender melhor como ela funciona?

O que é Autoestima?

São inúmeras as atitudes que podem aumentar a autoestima, mas antes, vamos entender melhor como ela funciona?

Diferente do que pensamos ter uma boa autoestima, ela não está ligada diretamente a fatores externos, como conquistas materiais e beleza física. Ter a autoestima saudável está relacionado a olhar para dentro, reconhecendo seus valores, qualidades e limitações, sentindo-se bem consigo por se aceitar com suas capacidades e dificuldades.

A autoestima corresponde à valorização que temos acerca de nos mesmo em diferentes situações e eventos da vida, a partir de um determinado conjunto de pensamentos, sentimentos, comportamentos e valores, que elegemos como positivos ou negativos.

A autoestima é formada tanto por fatores internos, que são as nossas crenças e atitudes, quanto por fatores externos, que são as informações recebidas através de relações importantes e significativas que tivemos ao longo de nossas vidas, como o ambiente familiar, escolar e social.

Antes de conhecer algumas atitudes que podem aumentar a autoestima, vamos conhecer quais são os pilares da autoestima.

pilares-da-autoestima-1024x536.webp

Foto por Bekah Allmark em Unsplash

Quais são os pilares da Autoestima?

Para Walter Riso, autor do livro Apaixone-se por si mesmo, a autoestima começa a se desenvolver nas relações sociais e experiências pessoais, possuindo quatro pilares. Vamos entender alguns pilares que trazem conceitos de atitudes que podem aumentar a autoestima.

Autoconceito

Nada mais é do que seu pensamento sobre si mesmo, como você se vê e se trata, sua autoavaliação. Uma forma não saudável desse pilar, pode levar à autossabotagem, autocrítica, autoexigência elevada e auto rotulação negativa.

Autoimagem

Diz respeito a como nos percebemos em relação a nossa aparência, qual a opinião sobre o corpo, a maneira que você se apresenta ao mundo, sendo uma opinião moldada ao longo do tempo e ligada diretamente à cultura.

Auto reforço

Trata-se da maneira como se valoriza pelo que faz, é um tipo de autoamor, é expressar afeto, investir tempo em si, é a autodeclaração de sentimentos positivos para o bem-estar.

Muitas pessoas sofrem com sentimentos de inadequação, insegurança, culpa, ou com a sensação de que “nunca será boa o suficiente” para determinado assunto ou pessoa.

Desenvolver a autoestima trate-se de um processo gradual e para isso separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa caminhada, reforçando que os profissionais de psicologia são especialistas em fazer avaliações individuais, reconhecendo as necessidades e oferecendo procedimentos específicos que proporcionam modificação da autoestima. 

mulher-sorridente-autoestima-alta-1024x536.webp

Atitudes que podem aumentar a autoestima

Abaixo separei algumas atitudes que podem aumentar a autoestima. Vamos entender e colocar em prática?

Revise suas relações

É interessante que além de cuidar de possíveis traumas que algumas relações podem ter causado, revise e se proteja de relações que ainda minam sua autoestima, com comentários depreciativos e críticas, como por exemplo, relações amorosas abusivas, abuso moral no trabalho e na família. 

Evite comparações

Se comparar é uma grande armadilha que pode acabar com sua autoestima, muitas vezes acreditamos que a vida do outro é melhor, pois temos maior facilidade em enxergar qualidades em outras pessoas do que em nós mesmos, devemos lembrar que cada um possui uma experiência e sua própria história de vida. Respeite seus limites.

Trabalhe seu autoconhecimento

Todos temos pontos fortes e fracos e em todas as áreas de nossas vidas temos habilidades para algumas coisas e dificuldades em outras. Valorizar suas qualidades e aceitar que, assim como todas as pessoas, você possui alguma dificuldade, te ajudará a explorar ainda mais alguns aspectos da sua vida e buscar melhorar em outros.

Mude seus hábitos

Buscar por maneiras mais saudáveis de cuidar de si, como praticar atividades físicas, melhorar a alimentação, ter momentos de descanso, trarão uma sensação de bem-estar físico e mental, aumentando sua autoestima e amor próprio.

Fique atenta a suas emoções e pensamentos

Muitas vezes suas emoções e sentimentos estão querendo te comunicar algo, como por exemplo, que algum valor seu está sendo quebrado, que está ultrapassando seus limites ou que precisa de uma pausa.

Pratique a Autocompaixão

A autocompaixão é uma das ferramentas mais poderosas para diminuir o sentimento de culpa e o excesso de cobrança, quando conseguimos ter compaixão por nós mesmos, conseguimos se aceitar e se perdoar. A essência da autoestima está na compaixão por si próprio.

Policie pensamentos que te colocam para baixo

Ao longo de nossas vidas podemos acabar absorvendo críticas, expectativas e padrões que nos fazem acreditar que somos inadequados, com isso nossos pensamentos muitas vezes podem estar ligados a crenças depreciativas e irrealistas. Questionar pensamentos negativos e ter uma visão mais realista e menos comparativa é fundamental para uma boa autoestima.

Dentre as atitudes que podem aumentar a autoestima, respirar fundo e mentalizar o que diria para alguém que você ama, caso ela estivesse com os mesmos pensamentos sobre si, pode ser um ótimo exercício para colocar em pratica neste caso.

Conclusão

Construir uma autoestima forte é uma tarefa que exige dedicação e está longe de ser um processo rápido e simples, muito pelo contrário, é uma construção diária e consistente. Para algumas pessoas essa missão pode ser mais difícil, pois a baixa autoestima pode estar ligada a problemas de autoimagem ou traumas muito profundos. O recomendado é que busque auxilio psicológico, para que assim consiga lidar com seus sentimentos de inadequação e construir assim inteligência emocional suficiente para melhorar a autoestima.

Palavras-chave: atitudes que podem aumentar a autoestima, como levantar a auto estima de uma pessoa, como aumentar a auto estima feminina, autoestima psicologia, baixa auto estima aparência, auto estima feminina psicologia, baixa auto estima desabafo, autoestima e saúde mental.