Relação Abusiva: 10 Sinais De Alerta
Relacionamento28/03/2022

Relação Abusiva: 10 Sinais De Alerta

Você pode estar em um relacionamento abusivo e talvez nem saiba. Separei alguns sinais aparecem na relação abusiva. Você já passou por isso?

Diferente do que muitos imaginam, uma relação abusiva nem sempre inicia com a violência física, muitas vezes não chega nem mesmo a ter qualquer tipo de agressão, uma relação abusiva é caracterizada sobretudo pelo controle e poder que um dos pares exerce sobre o outro, ocorrendo principalmente através de abusos psicológicos ou emocionais.

No início da relação você pode chegar a pensar que está se relacionando com a melhor pessoa que já conheceu em toda a sua vida: extremamente atenciosa, prestativa, ter os mesmos gostos que você, essa pessoa pode parecer de fato encantadora, mas com o passar do tempo você passa a perceber algumas atitudes dela que geram um grande desconforto em você.

Sem que a vítima perceba, o abuso emocional vai acontecendo gradualmente e aumentando no decorrer do tempo, fazendo com que a vítima dependa cada vez mais da relação. A pessoa que está em uma relação abusiva, por muitas vezes se afasta até mesmo de amigos e familiares, por se sentir envergonhada ou até por medo de que algumas pessoas percebam os abusos.

É muito comum que a vítima sinta a sensação de que está perdendo sua essência. Ela, na relação abusiva, se sente culpada a maior parte do tempo, muitas vezes deixando amigos e familiares de lado para agradar o parceiro, se sente sufocada com o excesso de ciúmes, ansiosa, insegura, e presa na esperança que se der outra chance o parceiro irá mudar e voltar a ser a pessoa que era no início da relação, mas a grande verdade é que a pessoa do início do relacionamento nunca existiu.

foto-1-1024x536.webp

Pessoas foto criado por DCStudio – br.freepik.com

Sinais de uma relação abusiva no casamento

Você pode estar em um relacionamento abusivo ou até mesmo já ter vivido, mas nunca ter se dado conta, por isso separei alguns sinais para ajudar a identificar uma possível relação abusiva além da violência física.

Manipulação

Distorce os fatos para que você se sinta culpada por erros que ele cometeu, fazendo você duvidar dos próprios sentimentos e acreditar que de fato está errada ou que está exagerando, a manipulação geralmente é usada para obter benefícios ou ainda ou para não se responsabilizar por seus erros.

Está sempre querendo que você mude

Faz você se sentir inadequada, acreditando que sempre precisa mudar algo em si para permanecer na relação, seja o jeito de se vestir, a forma que se comporta, aparência física, os lugares que frequenta, as pessoas que convive.

Ciúmes Excessivo

O ciúme na relação abusiva, pode aparecer a princípio como um sinal de amor, porém a intenção por trás desse comportamento é o sentimento de controle e posse, com a justificativa de que “ama demais” e por isso sente tanto ciúme da(o) parceira(o).

Chantagem  

Para conseguir o que deseja o abusador pode, por exemplo, utilizar a chantagem emocional. É comum que ameace terminar a relação, dizer que irá tirar a própria vida ou que você não o ama de verdade, quando contrariado ou quando não consegue o que deseja.

Controla seus horários

Monitorar os horários e cobrar quando algo sai fora do que ele considera ideal, é umas das maneiras que o abusador encontra para manter sua vítima em seu poder, muitas vezes essa atitude é justificada com “eu estou cuidando de você”.

Exige que você esteja sempre disponível

Ter uma ligação não atendida ou um encontro cancelado, pode ser algo insuportável para um abusador, independente dos motivos que a outra pessoa tenha.

Monitoramento ou controle das redes sociais da vítima

Quando uma pessoa está em um relacionamento abusivo é comum que o abusador não respeite o espaço e a privacidade do outro chegando muitas vezes a invadir o celular da(o) parceira(o) sem seu consentimento, verificando mensagens, contatos e senhas, não permitindo que o outro tenha um espaço só seu.

Sentimentos

Não leva seus sentimentos a sério, minimizando o sofrimento com frases do tipo: “você está exagerando”, “você só sabe reclamar”, “você se chateia com tudo” são frases comuns em relações abusivas.

Autoestima

Faz comentários maldosos, sobre seu corpo, jeito ou algo que não goste com a desculpa de que está apenas “brincando” e que “você é chata” por não aceitar essas brincadeiras, quando na verdade sua intenção é colocar a vítima para baixo e fazer ela acreditar que de fato tem algum defeito.

Humilhação

Em casos mais graves os abusos podem acontecer através de humilhação, seja quando estão a sós ou na presença de outras pessoas, através de xingamentos, apelidos e frases de desvalorização.

Vale ressaltar que vivemos em uma sociedade que muitas vezes naturaliza comportamentos abusivos, com a justificativa de que são comportamentos comuns dentro de uma relação e que devemos suportar em nome do amor, assim algumas atitudes não são percebidas como abusivas, como: ciúmes, que acaba sendo disfarçado como demonstração de amor, a opinião negativa de vestimentas, criticando a forma que se veste e em alguns casos ser negado até mesmo o direito da vítima de trabalhar, fazendo que ela seja dependente financeira e ele possa ser o único provedor do lar, além de afastar a vítima de qualquer vínculo social, com a desculpa de que só ele é o suficiente.

foto-2-1024x536.webp

Pessoas foto criado por yanalya – br.freepik.com

Como um psicólogo pode ajudar

Como sair de um relacionamento abusivo pode ser algo muito difícil quando não se tem apoio, a psicoterapia é de extrema importância, para que a vítima consiga se fortalecer e sair dessa relação ou cuidar de traumas causados por relações anteriores que podem interferir na atual ou num futuro relacionamento.

Se você se identificou com alguns desses sinais, busque ajuda de uma psicóloga, ou ainda se conhece alguém que esteja passando por algo parecido, compartilhe esse conteúdo, informação liberta!